top of page

O movimento “Todos Contra a Pedofilia”

Em 17 de novembro de 2008, pela manhã, em frente ao Ginásio Poliesportivo “Dr. Fábio Boelho Notini” em Divinópolis, Minas Gerais, houve uma concentração de milhares de pessoas, a maioria delas vestida com a camisa preta em cujo peito se lia: “Todos contra a pedofilia”. O público era formado de crianças, adultos, jovens, idosos, homens e mulheres unidos protestando pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. O idealizador e Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude Dr. Casé Fortes, relata ter sentido toda a vibração do público, o anseio pela informação e manifestação, considerando este momento marcante, como o início da jornada contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil em Divinópolis e região.

A primeira caminhada foi organizada pelo grupo Adoção de Volta para Casa de Divinópolis”, que com o apoio de diversos patrocinadores, confeccionou as camisas usadas no evento. Desde então as edições anuais vem sendo realizadas com a ajuda de voluntários e apoiadores de vários setores.

O público envolvido reúne estudantes, associações religiosas, empresas privadas, clubes associativos, imprensa, Conselho Tutelar, creches, órgãos públicos, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Ministério Público, Delegacias de Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, políticos de todos os partidos, personalidades locais e regionais, e voluntários.

A partir de então e até os dias atuais, Dr. Casé Fortes realizou centenas de viagens, palestras, seminários, congressos, participa de shows, eventos esportivos, entrevistas para jornais e revistas, programas de rádio e televisão e acontecimentos de toda a natureza, dos quais visa sempre cooperar levando informação e conscientização.

Esse é o objetivo do movimento “Todos contra a pedofilia”: a mobilização da população para prevenção e combate aos crimes de abuso e exploração sexual na defesa dos direitos da criança e do adolescente, obedecendo à prioridade absoluta constitucional.

O conhecimento mínimo a respeito do assunto é necessário, contribuindo para que cada vez mais as pessoas se responsabilizem e façam as notificações, propiciando a prevenção e repressão legal aos crimes de pedofilia.

Também é fundamental fornecer aos cidadãos, de forma clara e direta, argumentos e noções sobre seus direitos, para que possam exigir do poder público, a aplicação prática da prioridade absoluta aos direitos infanto-juvenis e providências efetivas contra os crimes de violência sexual.

“O abuso sexual infantil é, possivelmente, o delito menos denunciado do mundo”. E trabalhamos incansavelmente para mudar essa realidade!

Dr. Casé Fortes
case.png

Carlos José e Silva Fortes (Casé) é Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 1991.

  • Especializado em Direito Penal

  • Curador da Infância e Juventude da Comarca de Divinópolis

  • Membro do Grupo de Apoio Técnico da “CPI da Pedofilia do Senado – 2008”

  • Coordenador do movimento nacional “Todos contra a pedofilia”

  • Presidente de Honra da Frente Parlamentar Juntos contra a Pedofilia 2019 da Assembleia Legislativa da Minas Gerais

  • Membro e palestrante na abertura da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Pedofilia 2019 do Congresso Nacional

  • Representante do Brasil, pelo Ministério Público de Minas Gerais no “Grupo de Trabajo Sudamericano de INTERPOL para combate a los crimes contra menores en América Del Sur”

  • Participou do Curso promovido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América - “Órgãos e Instituições de Combate à Pedofilia nos EUA”, realizado junto ao FBI (Federal Bureau off Investigation), na Academia de Quantico/VA/EUA, Divisão de Provas Digitais e Operações Tecnológicas e no Departamento de Estado e Senado Americanos, em Washington-DC/EUA

  • Participou do Curso Internacional para “Investigadores de Delitos Contra Menores en América Del Sur”, promovido pelo ICMEC, INTERPOL e Fundação “Motorola Solutions”, realizado na INTERPOL em Buenos Aires/Argentina

  • Participou dos Cursos Internacionais sobre “Judicialización de casos de Trafico de Personas” e “Trafico de Personas y Cibercrimen” promovidos pela INTERPOL, em Buenos Aires/Argentina

  • Autor do livro e da cartilha “TODOS contra a pedofilia”

  • Autor do DVD “Vamos falar sobre crimes de pedofilia?”

  • Coautor dos livros: “Borbulhando enfrentamentos a violências sexuais nas infâncias no sul de Minas Gerais” - “ECA – 30 anos: protegendo quem precisa de proteção” - “30 anos do Estatuto de Criança e do Adolescente: reflexões jurídicas e transdisciplinares”.

bottom of page